segunda-feira, 8 de dezembro de 2003

jornal O Lusitano, n.º 10 - 8.12.2003

O Lusitano - semanário de actualidades de Portugal e Algarves
um jornal da Oficina da Prosa - editores
Ano I - número 10 
  8  de Dezembro de 2003


EDITORIAL
As primeiras eleições estão aí e as movimentações partidárias fazem-se sentir. A democracia está em laboração e prevê-se uma renhida luta entre os vários partidos em presença - o Democrata, o Conservador e o Liberal; três formas de ver a política que esperamos se concentrem numa unica consciência nacional em busca do futuro. Muitos creem que numa monarquia não poderá haver uma verdadeira democracia, isso o futuro nos dirá. Até porque aquilo que muito chamam de democracia direta, que eu saiba, não tem direitos de autor referentes a repúblicas. Não nos podemos esquecer que a democracia foi criada num estado esclavagista - haverá lógica nisto? Só se for histórica.
A democracia é património do povo e da sua res publica, e a mim nunca me disseram que há regimes perfeitos. Res Publica é a razão do Estado, é o ser de todos os cidadãos, é a coisa pública que numa democracia é gerida pelo povo. Em Portugal e Algarves, a coisa pública é o Rei e o Povo, unidos na tradição e prontos para o futuro, sem complexos.
Como dizia Oscar Wilde, a única divisão que faz sentido, na arte (como na política), é o bom e o mau, não república ou monarquia. Uma república, assim como uma monarquia, não é boa por ser o regime que é. Os países valem por si próprios e são formados por pessoas... e isso vale o que vale!   
Jorge Guerreiro [editor] - contacto


   
POLÍTICA

Constituintes -  Prosseguem as Cortes com a Discussão do Regulamento Eleitoral
Desde o dia 28 de Novembro que as Cortes Gerais Constituintes estão a discutir o regulamento eleitoral proposto. Muito embora o volume de propostas não seja muito elevado, as Cortes já deliberaram alterações ao texto original, prevendo-se para breve a promulgação deste regulamento que precederá as Eleições às primeiras Cortes Gerais Constitucionais. Segundo informações da Meza das Cortes, o processo poderá estar concluído antes do Natal.
As Cortes precisam ainda de aprovar Regulamento Eleitoral e votar o Juíz Eleitoral que presidirá ao processo eleitoral. 

Governo - Alexis de Tocqueville Nomeado Vice-Chanceler
Através da carta de nomeação, emanada da presidência do conselho de ministros, na Ajuda, o Prof. Dr. Alexis de Tocqueville foi nomeado Secretário Extraordinário dos Negócios Estrangeiros e também, por inerência, Vice-Chanceler. Esta nomeação, datada do dia 7, reflete a forte aposta do governo português na diplomacia e no estreitamento de relações internacionais.
Segundo fontes no Palácio da Ajuda, a nomeação de diplomatas portugueses está para breve, tendo já sido feito um pedido de nomeação.
O actual Ministro dos Negócios Estrangeiros e Chanceler, Dom Henrique D'Feitos, encontra-se ainda em fase de resolução de problemas que o impedem de estar 100% com o Reino Unido.  

Internacional - Reino Unido Reconhecido pela Confederação de Estados Livres e Independentes nas Terras de Santa Cruz
No passado dia 3 de Dezembro, a Confederação de Estados Livres e Independentes nas Terras de Santa Cruz (CELITSC), através de Sua Majestade Imperial D. Francesco António I, reconheceu formalmente o Reino Unido de Portugal e Algarves.
Através do Decreto Imperial n.º 01202/2003, SMI Francesco António I manifestou o apreço que o liga a si a à Confederação a SAR Dom Felipe IV e ao Povo Português, salientando que considera Portugal e Algarves "como uma nação irmã".
Segundo fontes na Chancelaria, este reconhecimento foi muito bem recebido e ainda não foi respondido por dificuldades logísticas, prevendo-se para muito breve uma reacção oficial. 

Nacional - Conservadores anunciam a I Convenção do Partido 
A partir de hoje, na cidade do Porto, inicia-se a I Convenção Conservadora Portuguesa, na qual o Partido Conservador (PCp) se encontrará e traçará a sua estratégia política para os meses que se avizinham. Para além de moções de estratégia e programa de governo, o PCp irá proceder à eleição dos seus órgão directivos.    

Nacional - Partido Liberal conclui a sua I Convenção e Aprova Estatutos
Às últimas horas de ontem, dia 7, o Presidente Nacional do Partido Liberal (PL), Alexis de Tocqueville, anunciou a promulgação dos Estatutos partidários. Estes estatutos saíram da I Convenção Extraordinária do PL, que decorreu nos dias 6 e 7, na cidade de Coimbra.
O presidente do PL referiu, na apresentação oficial do documento, que "espera que este seja mais um passo rumo a construção deste partido político, a fim de tornar-se a alternativa política tão esperada pela sociedade e tão necessária para o desenvolvimento da Democracia".   

Constituintes - Confira o Suplemento #4 Acerca das Constituintes No Fim Desta Edição
Novamente, como forma de serviço público e para informação do leitor, no final desta edição se apresenta e enumera as propostas aceites de alteração ao
texto proposto de regulamento eleitoral. Veja no final de O Lusitano.



[PUB] VISITE O RENOVADO SÍTIO DA OFICINA DA PROSA - editores: SURPREENDA-SE! [PUB]



CULTURA E SOCIEDADE


Academia: Congresso Internacional de Direito e Ciências Jurídicas junta USL e a UniCoimbra
Durante os ultimos dias, ficou assinalada a parceria entre a Universidade de São Luís (USL), em Faro, e a Universidade de Coimbra (UC) para a organização do Congresso Internacional de Direito e Ciências Jurídicas, que terá lugar em Coimbra. Os reitores das duas universidades pretendem afirmar este evento como a primeira de muitas outras parcerias entre os dois estabelecimentos.
Devido à quadra natalícia que se aproxima, o início dos trabalhos estará previsto para o mês de Janeiro, sendo que a organização do congresso está ainda a receber inscrições e comunicações. Segundo fontes próximas à organização, os juristas já inscritos receberão uma circular durante esta semana com informações mais detalhadas.



Um Reino Unido de Verdade...
VISITE-NOS! 

 DESPORTO

União e Glória: Novos empates, Novas esperanças
O Sport União e Glória dos Algarves, ainda o unico clube português, manteve a sua sina de empata-jogos. Desta vez nos dois jogos de ida e volta com o time normando Lumina Seral K., do mister Erick U. B. Vianna, em que os golos não marcaram presença na festa.
Confira, em seguida, os resultados e pormenores dos jogos:

Estádio União e Glória Treme!
A 4 de Dezembro, o União e Glória conseguiu um empate a zero bolas na recepção ao Lumina Serial K., da Normandia, treinados por Erick U. B. Vianna. Tanto os gloriosos como os matadores em série "jogaram as tripas" na relva, mas sem concluírem os tiros que foram bastantes. O Estádio local algarvio tremeu por várias ocasiões, mas Milhões nunca conseguiu concluir os seus remates mortais à baliza do assassino de White Chapel. Mais um excelente jogo aconteceu nos Algarves. 

Ficha de jogo:
Sport União e Glória dos Algarves 0x0 Lumina Serial K.
Publico: 518 espectadores
Sport União e Glória dos Algarves: Afonsinho; Pedro Cabrita, Vasco Da Cat, Miguel Relvas, Lopes; Márcio Niggle, Claro, Júlio Quinta-Nova; Abdul Nadair, Milhões, Simão Dubois
Lumina Serial K.: Jack, o Estripador; Hannibal Lecter, Norman Bates, Andrei Chikatilo; Hal 9000, Jeffrey Dahmer, Theodory Bundy, Mickey Knox; Zé do Açougue, Michael Myers, T800

Visita Algarvia à Normandia deu Empate na Mesma
Ontem, dia 7, realizou-se o jogo de ida, no campo do Lumina Serial K.. Nenhum dos times conseguiu quebrar o nulo com que o jogo foi iniciado, mas foi, como sempre nos habituou o União e Glória, um jogo emocionante. Tanto os portugueses como os normandos lutaram esforçadamente pela posse de bola e proporcionaram um bom jogo de futebol. De destacar a forte berraria que rondou as duas torcidas, que literalmente nunca se calaram. O próprio presidente do União foi durante todo o segundo turno um dos mais destacados chefes de torcida. O cântico mais interessante rezava assim: "Com Milhões, Milhões, seremos Campeões!" Veremos! 
  
Ficha de jogo:
Lumina Serial K. 0x0 Sport União e Glória dos Algarves
Publico: 532 espectadores
Lumina Serial K.: Jack, o Estripador; Hannibal Lecter, Norman Bates, Andrei Chikatilo; Hal 9000, Jeffrey Dahmer, Theodory Bundy, Mickey Knox; Zé do Açougue, Michael Myers, T800
Sport União e Glória dos Algarves: Afonsinho; Pedro Cabrita, Vasco Da Cat, Miguel Relvas, Lopes; Márcio Niggle, Claro, Júlio Quinta-Nova; Abdul Nadair, Milhões, Simão Dubois


 POESIA FALADA 
  
Carpe Diem!
Não procures, Leuconoe, - ímpio será sabê-lo -
que fim a nós os dois os deuses destinaram;
não consultes sequer os números babilónicos:
Melhor é aceitar! E venha o que vier!
Quer Júpiter te dê ainda muitos Invernos,
quer seja o derradeiro este que ora desfaz
nos rochedos hostis ondas do mar Tirreno,
vive com sensatez destilando o teu vinho
e, como a vida é breve, encurta a longa esp'rança.
De inveja o tempo voa enquanto nós falamos:
trata pois de colher o dia, o dia de hoje,
que nunca o de amanhã merece confiança.

Quinto Horácio Flaco
(trad. David Mourão-Ferreira)

Horácio foi um dos escritores mais famosos da época de ouro (70 A.C- 14 D.C), em grande parte devido às suas odes, a par com outros grandes escritores como Cícero, Vírgilio e Cátulo.



[PUB] VISITA O FESTIVAL DE ARTES E LETRAS DOS ALGARVES
FAZ OUVIR TUA FALA! [PUB]



CLASSIFICADOS

OdP
A Redacção de O Lusitano convida os cidadãos e turistas em solo português a assinar crónicas de opinião eventuais ou permanentes, a bem da informação. Precisa-se também de correspondentes internacionais.Contacte-nos: Oficina da Prosa - editores, em  http://oficinadaprosa.cjb.net ou a redacção (mail).


Universidade de São Luís 
Um novo conceito em educação micronacional
Visite-nos!  
Estamos à sua espera...



SUPLEMENTO ESPECIAL # 3
Propostas Aprovadas pelas Cortes Gerais Constituintes (até à data desta edição)


Da Deliberação Oficial n.º 8 da Meza:

Art. III
1-Os deputados das Cortes Gerais são eleitos pelo partido ou coligação que representam,em sufrágio directo,universal e aberto em lista; 
(...) 

Art.  IX 
(...)  
3-A votação deve se fazer pelo envio de e-mails a um pool na lista nacional,que só pode ter seu resultado aberto pelo Juiz Eleitoral.

Sem comentários:

Enviar um comentário