quarta-feira, 3 de maio de 2006

Banco: Relatório de Economia, Abril 2006

BANCO DE PORTUGAL E ALGARVES
Governadoria

RELATÓRIO ESTATÍSTICO
MÊS DE ABRIL DE 2006

A Governadoria do BPA tem o prazer de divulgar alguns dados estatísticos relativamente ao mês transato, de forma a permitir uma monitorização dos volumes transferidos, tentando assim uma avaliação da prestação económica portuguesa-algarvia.

A) VOLUME FINANCEIRO MENSAL

Volume total de transferências: 7,148$33
Número de Transferências - 29
Volume médio por transferência - 246$49

O volume de dinheiro tranferido está dominado por 3 tendências. 1.º os Empréstimos num volume total de 5000$00; 2.º o pagamento de Ordenados à função pública, e 3.º as pequenas transferências (doações, pagamento de serviços).

B) DISTRIBUIÇÃO ENTRE OS SECTORES PÚBLICO E PRIVADO

Relativamente à origem das transferências, a divisão entre os sectores Público e Privado é esmagadora, a favor do primeiro:

Sector Público - 6884$33 (96,3 % do volume total)
Sector Privado - 246$00 (3,7 % do volume total)

O esmagador volume de negócios vindos do sector público não é surpresa, vindo principalmente dos empréstimos do BPA a empresas e cidadãos, assim como os pagamentos de ordenados.
Ainda assim, os 3,7 % são um indicativo positivo de um sector privado já existente, não só em actividade comercial, mas principalmente através de doações e mecenato.

C) CONCLUSÕES

- A economia portuguesa-algarvia está ainda em processo de sedimentação, mas revela já alguma movimentação ao nível das empresas e dos cidadãos;

- Apesar do precedente, seria desejável ter uma maior percentagem do sector público, o que significa que poucas foram as empresas, até agora, a contrair empréstimos e a criar Capital Social próprio.
Neste nível inicial, o Estado é o responsável pela introdução de dinheiro na economia, devendo os cidadãos e as empresas, tomar acções no sentido de reclamar capital próprio.

Redator do Relatório: D. Jorge Quinta-Nova Halliwell (Governador)
Lisboa, 3/5/2006

Sem comentários:

Enviar um comentário