ANAIS IHGPA II 2004 2005


Volume II: Os Anos de 2004 e 2005.
Que versa sobre a história do Reino Unido de Portugal e Algarves entre os anos anteriores, de fundação e consolidação, e estes de crescimento e diversificação micronacional.




O ano começa com a nomeação de D. Catharina Monteiro como Ministra da Saúde a 2 de Janeiro de 2004. Está em planos um hospital com missão de prevenção de doenças macro. A nova ministra infelizmente cai logo em inatividade.
A 14 de janeiro, a regência tenta restaurar as Reais Forças Armadas, mas só em Junho se irá cumprir.

Aclamação de D. Felipe IV como Rei de Portugal e Algarves
A 18 de Fevereiro de 2004, o até então regente D. Felipe IV de Feitos é aclamado Rei de Portugal e Algarves pelas II Cortes Gerais Constituintes, que haviam aprovado a Constituição em inícios de Dezembro. É criada uma condecoração, a medalha da Aclamação, para uso pelos oficiais das Reais Forças Armadas ativos à altura. Conheça-a aqui.
Sete dias antes, a 11 de Fevereiro, a aclamação de Dom Felipe IV como rei é aprovada pelas Cortes . Ler aquiLeia o texto da Aclamação de El- Rei D: Felipe IV, a 18 de Fevereiro, aqui.

Dois dias antes, a 9/2, RUPA reconhece diplomaticamente o Magno Império de Hibérnia.
A 17 de Fevereiro, O Sacro Império de Reunião reconhece RUPA, e Portugal e Algarves retribui cinco dias depois, a 22.


O Primeiro Surgimento
Desde Outubro de 2003, vinha liderando o III Governo Provisório, Jorge de Bragança e Feitos. Manteve-se no cargo até 7 de Junho de 2004, quando foi nomeado regente. Martim de Sousa Gomes inicia o IV Governo Provisório, que durará até Outubro.

Este governo coincide com um grande aumento da atividade na lista Expresso Lusitano, assim como uma grande diversificação de actividades. Se falamos de Verão Negro em Agosto de 2003, temos então também o Outono/Inverno do Primeiro Surgimento.




A 3 de Maio, o Sacro Império de Westerland reconhece-nos, tendo RUPA retribuído dias depois.

O Banco é criado!
A 31 de Maio de 2004, o Banco de Portugal e Algarves é fundado , sendo o seu primeiro governador Ivo Noleto, que também desenvolveu o sistema. Apenas irá funcionar plenamente em Março de 2006, mas é deste período que muitas leis de preparação foram feitas para receber a monetarização da economia micro de RUPA. Conheça a versão atual do Banco de Portugal e Algarves aqui.

A 9 de Abril, Portugal e Algarves e a Comunidade Livre de Pasárgada assinam o Tratado de Reconhecimento Mútuo e Troca de Embaixadas

Mapas Habitacionais e Vida Social
O Instituto Habitacional Português-Algarvio, ou IHPA, foi fundado a 13 de Maio, pelo Ministério do Planejamento e Infraestrutura, para trabalhar na questão dos mapas habitacionais das cidades da micronação.


A 10 de maio, é inaugurado o Jardim Zoológico Luso Havanês, fruto da cooperação Projeto Luso-Havanês, firmado entre o Reino Unido e a República de Havana, trabalho de Dália Nera Shuatzger, Ministra da Educação, Cultura e Meio Ambiente de Havana, & Fabio Dabrowski, Ministro dos Esportes e Lazer de Portugal e Algarves. Encontra-se ainda hoje em linha e pode ser visitado aqui.


Reorganização das Reais Forças Armadas
No dia 7 de Junho, Jorge Filipe Guerreiro foi promovido a General e nomeado Ministro da Defesa e comandante do Exército Português, com plenos poderes conferidos por El-Rei D. Felipe IV para reorganizar a Defesa Nacional. Ainda durante esse mês de Junho, o novo Ministro criou todos os organismos fundamentais que funcionam ainda hoje nas Reais Forças Armadas: o Estado Maior General, a RealAcademia Militar de Coimbra, a lista 'Espada Lusitana' e estipulou os postos e insígnias dos três ramos.

2.º Aniversário
Em 22 de Junho, durante as comemorações do II aniversário do Reino Unido, são feitos os primeiros nobres fora da Casa Real
- D. Jorge de Bragança e Feitos, Duque do Faro.
- D. Filipe Pombo de Bragança e Feitos, Conde D'Castelo Branco.
- D.Martim Afonso D'Souza Gomes, Visconde D'Santa Cruz.

A República Democrática Sionista reconhece-nos do dia do nosso 2.º aniversário, favor que retribuímos no dia 26.

Em Junho e Julho, é organizada a primeira competição oficial de futebol micronacional, no E-stadium, a Taça dos Dois Anos, que foi vencida pelo Sport União e Glória dos Algarves, que marcou o primeiro do futebol de RUPA, na final contra o Clube Coroado Real. O sistema empatava muito com os times iniciantes. Conheça mais sobre a Real Federação Portuguesa dos Desportos aqui.

A 28 de Junho, é assinado o Tratado de Nova Lusitânia, entre o Reino Unido e o Califado Malê do Brasil.

A 25 de Julho, a Chancelaria emite o reconhecimento de Andorra Imperial.


A Primeira Legislatura
A 14 de Setembro, realizam-se as I Eleições Legislativas [conheça aqui], com a vitória da coligação entre Partido Democrata Português/Partido Liberal, que obtém 8 votos, 83,30%, elegendo 4 deputados, & o Partido Conservador, com um voto, 16,70%, e a eleição de um deputado.

Entre 9 e 16 de Outubro, existe o V Governo Provisório, liderado pelo democrata Luiz Halliwell de Bragança e Feitos, custodiante até que o novo governo constitucional saia das Cortes.

Finalmente, a 16 de Outubro, toma posse o I Governo Constitucional, apoiado em maioria de centro-esquerda (PL/PDP), tendo por Presidente do Conselho de Ministros, Filipe Pombo Quinta Gonçalves de Bragança e Feitos, o líder Democrata.


A 6 de Setembro, a Chancelaria reconhece o Reino da Normandia.

A 13 desse mês, abre o Museu de Artes Gil Vicente, em Lisboa, iniciativa de Luís Halliwell de Feitos. Apesar de já não existir, esteve vário anos em linha.

Medalhinhas
A 18 de Setembro, são legisladas as originais condecorações militares (Cruz de Valor Militar, Medalha do Condestável e Medalha de Comportamento Exemplar), através do Decreto Ministerial n.º 11/2004.1. Leia o documento aqui.

A 19 de Setembro de 2004, o então Ministro da Educação e Cultura, Dom Luiz Halliwell D'Feitos, cria a comenda de Cavaleiro ou Dama das Artes e das Letras, depois regulamentada por meio do Decreto-Lei n.º 1/2006.1, de 8 de Fevereiro. Ler documento aqui.

É atribuído, pelo Ministério da Educação e Cultura, (I) a cidadão nacional ou estrangeiro que, pela sua acção continuada e periódica, tenha contribuído de forma notória e significativa para o engrandecimento e divulgação das Artes e da Literatura junto do Reino Unido de Portugal e Algarves.


Um dia depois, dá-se a abertura do sítio do Museu de Computação Antiga - 8 Bits, em Faro, propriedade do atual Consortium/OdP.

Futebol Micronacional
No final do ano, realizaram-se as seguintes competições oficiais de futebol: o I Campeonato Nacional de Futebol, que começa a 4 de Dezembro, ganho pelo Abelhas Clube de Futebol, da treinadora Sónia João, em final com o Sport União e Glória, & a I Copa do Rei, por eliminatórias, ganha pelo Clube Coroado de Portugal (CCPDA), do treinador Martim de Souza Gomes.

A seleção nacional participou na Copa Micromundial de 2004, tendo obtido apuramento a partir da fase de grupos, mas sendo eliminado contra a Repúblida Orange na primeira ronda.

Galiza
A 5 de Outubro, é assinado o Tratado de Vigo - Reconhecimento mútuo entre o Império dos Celtas e Reino da Galicia e Reino Unido de Portugal e Algarves, entre o rei Luís I de Baqueiro e Jorge de Feitos.

A 31 desse mês, é inaugurado o Palácio Ducal de Faro, que ainda pode ser visitado aqui.

A 6 de Novembro, é publicado o folhetim novelístico "O Dia do Renascimento", de Jorge Feitos, publicado pela OdP (hoje Consortium/OdP), acerca da revolução filosófica de Junho de 2002.


Em 13 de Novembro, começa o II Censo Populacional, feito pelo Ministério da Imigração.


Evolução do número de mensagens em Portugal e Algarves enviadas à lista Expresso Lusitano, durante a Época de Ouro e a decadência posterior, de 2002 a 2009.









O mês de Janeiro tem o maior número de mensagens alguma vez registado na lista nacional Expresso Lusitano, com 2,662, abrindo um 2005 com atividade cinco vezes maior que no ano anterior.



Automobilismo Micronacional
A 20 de Fevereiro, são anunciados os resultados do II Campeonato Nacional de Velocidade, de Automobilismo, programa GeneRally, organizado pela Real Federação Portuguesa dos Desportos. 
Após os quatro grande prémios, os últimos dos quais em Vigo e em Lisboa, a equipa vencedora foi a Lusitânia Speed, e o campeão nacional de pilotos foi Jorge de Bragança e Feitos (LS). Competiram as equipas Lusitania Speed, com Jorge de Feitos e Henrique Halliwell, o CisplaTeam (Rukas Pires), e o Lusitanos FC (Filipe Pombo, vice campeão).

A Segunda Legislatura
A 4 de Março de 2005, realizam-se as II Eleições Legislativas [conheça mais aqui], com a vitória do Partido Democrata Português, que obtém 10 votos, 83,30%, elegendo 4 deputados, & a coligação entre o Partido Conservador e o Partido Conservador Indiano, com dois votos, 16,70%, e a eleição de um deputado. Os Liberais não concorrem. Pelo Partido Democrata Português, foram eleitos Samantha Halliwell, Evander Lewis,António Fábio D'Almeida & Henrique Eduardo Figueiredo; e pelo PC/PCI, foi eleito Martim Afonso Rodrigo de Sousa Gomes.

Com a anuência e apoio das II Cortes Gerais Constitucionais, Samantha Halliwell assume a Presidência do Conselho de Ministros e a chefia do II Governo Constitucional, a 22 de Março.

Cultura
Na imprensa, o Projeto Cultural, revista cultural editada por Samantha Halliwell, teve 11 edições em 2005, com grande impacto na vida social e intelectual da micronação.

A 9 de Março, realizou-se a I Semana Literária de Portugal e Algarves, em qua vários cidadãos enviaram e discutiram peças da literatura portuguesa, incluíndo de autoria própria. O dinamizador é Luiz Halliwell de Feitos, ministro da educação e cultura.


A Terceira Legislatura
A 4 de Outubro, realizam-se as III Eleições Legislativas [conheça mais aqui], com a vitória do Partido Liberal Radical, que obtém 5 votos, 62,5%, elegendo 3 deputados, & o Partido Conservador Imperial (resultado da fusão entre o Partido Conservador e o Partido Conservador Indiano), com três votos, 37,5%, e a eleição de dois deputados. Houve ainda dois votos brancos e um voto nulo. Nesta ocasião, é o Partido Democrata Português que não concorre as estas eleições.

Com a benção das III Cortes Gerais Constitucionais, toma posse 6 dias depois, a 11 de Outubro, o III Governo Constitucional, chefiado por Jorge de Bragança e Feitos, líder do PLR e que vem a governar até Março de 2006.

Ordens Honoríficas
A 4 de Novembro, próximo já do fim de 2005, é publicado o Decreto Régio n.º 1 [ler aqui], que regula as antigas ordens militares honoríficas, passando o Reino Unido a outorgá-las por mérito civil e militar. No dia seguinte, 5/11, é promulgada a Lei de Regulamentação dos Mapas Habitacionais.

A 16 de Novembro, a Medalha de Mérito d'El-Rei é criada como condecoração das Reais Forças Armadas, e que se vem a somar às criadas originalmente a 18 de Setembro de 2004.


Evolução do número de mensagens em Portugal e Algarves enviadas à lista Expresso Lusitano, de Junho de 2002 a Dezembro de 2016.

Sem comentários:

Enviar um comentário