domingo, 16 de novembro de 2003

jornal O Lusitano, n.º 6 - 16.11.2003

O Lusitano - semanário de actualidades de Portugal e Algarves
um jornal da Oficina da Prosa - editores
Ano I - número 6
16 de Novembro de 2003



EDITORIAL
Gostaria, antes de mais, de pedir desculpa aos leitores pelo atraso desta edição. Tal atraso é apenas uma tentativa de por O Lusitano a sair ao fim de semana e não diz respeito ao muito trabalho que tenho tido, macro e micro. Ironia à parte...
Gostaria também de anunciar a filiação de O Lusitano à Associação de Imprensa Micronacional, na minha pessoa. Esta associação está imbuída de valores muito interessantes e que poderão harmonizar e pacificar as relações entre a política e a imprensa, o 5.º poder. Agora que estão eleitos os dirigentes da AIM, será necessário que todos os jornalistas e todos os leitores criem condições válidas e consequentes para que o universo da informação atinja em pleno o seu mais sagrado objectivo - informar.  

Jorge Guerreiro [editor] - contacto



POLÍTICA NACIONAL

Constituintes -  Redução Acentuada de Propostas - Promulgação à vista?
Durante a última semana, o volume de propostas à Meza das Cortes decresceu bastante, fazendo prever  o fim próximo dos trabalhos e a promulgação da Constituição em breve. Durante este período, foram aprovadas duas propostas e recusada apenas uma.
Foi proposto, há dois dias, que se findasse o periodo de propostas e que se passasse à votação, na globalidade, do texto constitucional. Segundo esta proposta, a Constituição estará votada, favoravel ou infavoravelmente, no próximo fim de semana.  

Nacional - Alexis de Tocqueville anuncia o Partido Liberal
O Prof. Dr. Alexis de Tocqueville, reitor da Universidade de Coimbra e ministro de Educação e Cultura, anunciou a sua desfiliação ao Partido Conservador por razão de divergências ideológicas, anunciando em seguida a sua intenção de fundar o Partido Liberal.
O Prof. Alexis de Tocqueville aponta como principais divergências a "tendência de superlativação das atribuições do Estado, que se configurou com o inchaço do texto constitucional", e também a visão social do partido conservador, na medida em que não pode aceitar "qualquer distinção entre os cidadãos, sejam de natureza econômica, política ou social". O ministro também se referiu ao excessivo peso dos conservadores na vida política nacional, o que constitui um empecilho à devida discussão e pluralidade política.

Nacional -  Portugal e Algarves reconhece oficialmente o Clã Stone
No transacto dia 10 de Novembro, SAR Dom Felipe IV, regente de Portugal e Algarves, emitiu a Ordenação Real XXVII, onde é feito o reconhecimento oficial do Clã Stone. O regente evidenciou e agradeceu, nesse documento, as mostras de amizade deste nobre clã face ao povo português.
O representante Stone em Portugal, SSMI Philippe De La Tour D'Auvergnie Stone, agradeceu esta prova de amizade e fez votos que a mesma cresça e prospere no futuro.

Casa Real - O Infante Dom Thiago retorna à Actividade
No passado dia 15, ontem, SAR Infante Dom Thiago anunciou o seu retorno à actividade do Reino Unido. O Infante desejou as boas vindas aos recentes súbditos, aos turistas e novos representantes, pedindo desculpa pela sua ausência. Dom Thiago declarou-se ainda entusiasmado pelo seu retorno ao país.
A edição deste jornal gostaria de oferecer as mais calorosas boas vindas a um dos grandes lutadores deste Reino.

Casa Real - Nova Infanta na Casa Real
No dia 29 de Outubro, e através da Ordenação Real XXVI, SAR Dona Aline Van Pelt Adamatti foi feita Duquesa de Rivera por SAR o Regente D. Felipe IV. A nova Infanta da Casa Real Portuguesa passa a fazer parte da dinastia reinante, os Saxe-Coburgo Bragança e Feitos, podendo e devendo usar os títulos a que tem direito.
A edição de O Lusitano saúda a nova Duquesa, desejando-lhe felicidades e boa sorte. 

Nacional -  Novo Representante do Clã Stone em Portugal
Chegou, dia 15, o novo representante do Clã Stone em Portugal. Ezequiel Stone, guardião do Clã Stone, vem desta forma substituir SSMI Philippe D'Auvergnie Stone, que ocupava esse lugar anteriormente. Esta substituição não altera, segundo apuramos, a política seguida pelo Clã Stone face a Portugal e Algarves. O novo representante dos Stone agradeceu as boas vindas dispensadas ao Clã Stone, desejando aprofundar as relações entre o Reino Unido e os Stone 

Constituintes - Confira o Suplemento #2 Acerca das Constituintes No Fim Desta Edição
Novamente, como forma de serviço público e para informação do leitor, no final desta edição se apresenta e enumera as propostas aceites de alteração ao
texto constitucional. Confira no final de O Lusitano.



[PUB] VISITE O RENOVADO SÍTIO DA OFICINA DA PROSA - editores: SURPREENDA-SE! [PUB]


 CULTURA E SOCIEDADE

Cultura: Biblioteca Nacional e Museu Histórico D. Pedro IV
Tornaram-se públicas as intenções de criar uma Biblioteca Nacional e de recriar o Museu Histórico D. Pedro IV. Segundo fontes consultadas, alguns cidadãos e o próprio regente estão-se a mobilizar no sentido de transformar estas duas obras em realidades acessíveis a todos no futuro. Há mesmo quem considere estas obras como basilares para o Reino Unido.

Educação: A Universidade de São Luís vai ter Boletim Informativo
Em declarações exclusivas a este jornal, o reitor da Universidade de São Luís (USL) anunciou para breve a primeira edição do seu Boletim Informativo. Segundo o Prof. Dr. Jorge Guerreiro, este boletim insere-se no plano de actividades da USL, juntamente com a actividades lectivas, e pretende informar e educar acerca de variados tópicos. "Servirá para elucidar e informar não só a Academia, mas todos os que se dignarem a lê-lo", confessou o reitor a este jornal

Associação de Imprensa Micronacional tem Novos Corpos Gerentes
Ontem, foram anunciados os resultados das eleições para os corpos gerentes da Associação de Imprensa Micronacional (AIM), que passam a ser constituidos da seguinte maneira:

Presidente: Tales Shuatzger
Porteiro: Wagner Bacciotti
Porta-Voz: Felipe Aron

Estes novos directores da AIM deverão dar continuidade aos trabalhos da organização, nomeadamente a prossecução de contactos e actividades que visem a fortalecimento e engrandecimento da classe jornalística, bem como o aumento de qualidade no sector. Esta eleições vêm no seguimento da aprovação do Código de Conduta e dos Estatutos da AIM. 

FALA: Começou o Festival de Algarves e Letras dos Algarves
No passado dia 13, foram abertas as hostilidades do Festival de Artes e Letras dos Algarves (FALA) com a apresentação do sítio permanente da mostra, em http://www.festivalgarves.cjb.net .
Segundo fontes da Oficina da prosa, co-organizadora deste evento, a participação é ainda mínima, esperando-se que nas próximas semanas esta aumente e "cumpra os desígnios iniciais do Festival". Sob o Alto-patrocínio de SAR Dom Felipe IV, o FALA versa sobre trabalhos de poesia, prosa (ficção), artes plásticas e ensaio/monografia e pretende ser um espaço cultural e artístico de intercompreensão dos povos e dos países. 

Movimentos e Pessoas
Entraram como nova cidadã, a sra. Priscilla Wellausen, a residir na província de Trás-os-Montes.



Um Reino Unido de Verdade...
VISITE-NOS! 


DESPORTO

União e Glória sem marcar, mas a Alegria Continua
A grande aventura futebolística do Sport União e Glória dos Algarves continua, com três jogos realizados durante a transacta semana. Esta campanha saldou-se em dois empates e uma derrota em casa. Os adeptos algarvios continuam, pois, à espera da primeira vitória - enquanto isso, vai-se bebendo e comendo. Confira, em seguida, os resultados e pormenores dos jogos:

Neo é o Escolhido! : Matrix FC derrota o União e Glória no Algarve
Passado dia 11, no segundo jogo realizado no Estádio União e Glória, o Sport União foi derrotado pelo Matrix F.C., através de um golo solitário de Neo. O domínio da equipa sofista, treinada por Leandro Martins, ficou assim patente pela margem mínima.

Ficha de jogo:
Sport União e Glória dos Algarves 0x1 Matrix Futebol Clube
Golos: Neo
Publico: 500 espectadores; renda de X$2500
Sport União e Glória dos Algarves: Afonsinho; Pedro Cabrita, Vasco Da Cat, Miguel Relvas, Lopes; Márcio Niggle, Claro, Júlio Quinta-Nova; Abdul Nadair, Milhões, Simão Dubois
Matrix Futebol Clube: Kali; Seraph, Bane, Ghost; Persephone, Neo; Agente Smith, Vector, Agente Johnson, Ice, Agente Jackson

Empate em Sofia: 11 Agentes Smith Portuguezes conseguem Empatar Neo
Na volta do jogo anterior, a 13 de Novembro, o União e Glória conseguiu um empate a zero bolas no recinto do Matrix F.C., num jogo onde os sofistas dominaram, mas sem conseguirem efectivar em golos essa mesma vantagem. O primeiro jogo do Sport União fora de portas foi um sucesso, sendo os jogadores, a equipa técnica e os adeptos recebidos de forma muito hospitaleira. A táctica dos 11 agentes Smith para parar o Matrix F.C. foi consequente, assim como a tristeza pela ausência da bela Perséfone no jogo. 

Ficha de jogo:
Matrix Futebol Clube 0x0 Sport União e Glória dos AlgarvesPublico: 605 espectadores; renda de X$3025
Matrix Futebol Clube: Kali; Seraph, Link; Ice, Agente Jackson; Merovingian, Soren, Vector, Agente Johnson, Bane, Neo
Sport União e Glória dos Algarves: Afonsinho; Pedro Cabrita, Vasco Da Cat, Miguel Relvas, Lopes; Márcio Niggle, Claro, Júlio Quinta-Nova; Abdul Nadair, Milhões, Simão Dubois

Empate em Porto Claro: Nem Portoclarenses, Nem Portuguezes - Não há Golos para Ninguém! 
Ainda hoje, o Grémio 03, de Porto Claro, recebeu a equipa portuguesa no seu recinto ficando o jogo empatado num nulo justificado. Tanto a equipa portoclarense, treinada por Gíton Simmionovski, como o Sport União e Glória não conseguiram evidenciar superioridade, ficando no entanto patente o bom futebol das duas equipas.
Para dia 18, ficou marcada a visita dos portoclarenses ao recinto algarvio, para o segundo jogo amigável. Jorge Guerreiro, presidente do União e Glória, anunciou já uma grande festa para dar as boas vindas ao Grémio 03 e ao seu treinador.
  
Ficha de jogo:
Grêmio 03 0x0 Sport União e Glória dos Algarves
Publico: 591 espectadores; renda de X$2955
Grêmio 03: Lara; Arce, Aírton, Calvet, Noronha; Dinho, Gessi, Foguinho; Ancheta, Osvaldo, Geada
Sport União e Glória dos Algarves: Afonsinho; Pedro Cabrita, Vasco Da Cat, Miguel Relvas, Lopes; Márcio Niggle, Claro, Júlio Quinta-Nova; Abdul Nadair, Milhões, Simão Dubois



POESIA FALADA

ORFEU REBELDE 
(fragmento) 
Porque não sei mentir, 
Não vos engano: 
Nasci subversivo. 
A começar por mim-meu principal motivo 
de insatisfação-, 
Diante de qualquer adoração, 
Ajuízo. 
Não me sei conformar. 
E saio, antes de entrar, 
De cada paraíso. 
 

Miguel Torga


[PUB] VISITA O FESTIVAL DE ARTES E LETRAS DOS ALGARVES
FAZ OUVIR TUA FALA! [PUB]



DIZERES

"Seremos como 11 agentes Smith e levaremos uma coça fenomenal..." - Jorge Guerreiro, face ao jogo contra o Matrix FC, em Sofia

"Livros, queremos Livros" - título exaltado de mensagem de apoio à iniciativa do regente em colocar Os Maias.pdf no arquivo da lista

"Agradecemos também às autoridades sofistas deixarem entrar os 100 litros de vinho de Lagoa e o chouriço não-standardizado, sem os quais seriamos adeptos infelizes e sem capacidade anímica para apoiar a nossa equipa após a recente derrota (Sempre União e Glória, à Vitória!)" - palavras do ébrio presidente do SUGA, em Sofia




CLASSIFICADOS

A OdP precisa:

A Redacção de O Lusitano convida os cidadãos e turistas em solo português a assinar crónicas de opinião eventuais ou permanentes, a bem da informação. Precisa-se também de correspondentes internacionais.Contacte-nos: Oficina da Prosa - editores, em  http://oficinadaprosa.cjb.net ou a redacção (mail).


Universidade de São Luís 
Um novo conceito em educação micronacional
Visite-nos!  
Estamos à sua espera...



SUPLEMENTO ESPECIAL # 2
Propostas Aprovadas pelas Cortes Gerais Constituintes (do dia 6 de Novembro até à data desta edição)


Art 8.º 
As Cortes nomearão um Tribunal Especial Parlamentar, que será formado por uma comissão escolhida no Parlamento e formada por membros das Cortes e com um número de membros estipulado pela mesma, para proteger a liberdade da imprensa, e coibir os delitos resultantes do seu abuso.
Em toda extensão do território português, Vice-Reinado ou Província Ultramarina, poderá haver um Tribunal Especial Parlamentar designado pelo parlamento local.
 
Art 74.º
(...)
III. Eleger a Regência ou o Regente (art. 119, 120, 123 e 126), e marcar os limites da sua autoridade:
(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário