domingo, 23 de novembro de 2003

jornal O Lusitano, n.º 7 - 23.11.2003

O Lusitano - semanário de actualidades de Portugal e Algarves
um jornal da Oficina da Prosa - editores
Ano I - número 7
23 de Novembro de 2003



EDITORIAL
A Constituição está agora mesmo em votação e estamos perto de conquistar uma dos mais belos tesouros - a democracia. Em breve, as Cortes Gerais Constituintes fecharão os seus trabalhos e darão lugar às Primeiras Cortes Gerais Constitucionais, votadas pelos cidadãos e cidadãs, através da sua escolha justa e determinada. Passaremos a uma era de construção ainda mais determinada, em busca dos ideais da Revolução Filosófica de 2002 - Ordem, Justiça e Liberdade.
Há sempre alturas para lembrar a História, mas também há sempre que olhar para o futuro.
Futuro, aí vamos nós!
O Lusitano conta ter na próxima semana artigos de opinião de outras pessoas que não o vosso dedicado editor e já não era senão tempo... 
Jorge Guerreiro [editor]



POLÍTICA NACIONAL

Constituintes -  Aberto o Período de Votação para  a Constituição: Sim ou Não?
Hoje, dia 23, às primeiras horas da manhã, foi aberto o período de votação ao texto constitucional, que tem vindo a ser discutido e alterado nas passadas semanas. Muitos deputados têm já votado ao longo do dia e prevê-se que muitos mais o façam durante os três a cinco dias em que a votação tomar lugar.
Com o nono e último pacote de propostas aprovado no dia 22, a Meza das Cortes apresentou finalmente o texto constitucional a votação; texto este que foi o resultado das alterações apresentadas, discutidas e votadas pelos deputados da nação ao longo das quase quatro semanas que duram as Cortes Constitucionais.
Prevê-se para o dias 25 ou 27 de Novembro os resultados finais desta votação.

Nacional - Faleceu Micronacionalmente S. A. R. o Príncipe Dom Raphael
No passado dia 13 de Novembro, morreu, num famigerado naufrágio, SAR o Príncipe Raphael, membro da casa real portuguesa e um dos fundadores do Reino Unido. O Principe Raphael foi em ocasiões Regente de Portugal e Algarves, em substituição de seu tio, SAR Dom Felipe IV.
O Principe Raphael foi vítima de um terrível naufrágio próximo à Ilha do Demónio, no Atlântico Sul. As incessantes equipas de salvamento acabaram por dar por encerradas as buscas no final do dia 15, na medida em que não foi possivel recuperar nenhum destroço do navio.
A Casa Real anunciou o luto nacional até ao fim do mês de novembro, indicando que todos os documentos oficiais do governo serão feitos e divulgados sob fundo negro.
A redacção de O Lusitano gostaria de apresentar as mais sentidas condolências à Família Real e a toda a nossa nação, pelo falecimento de tão excelso estadista e homem português.     

Casa Real - Criada a Casa do infantado
No passado dia 17, SAR D. Felipe IV, regente de Portugal e Algarves, anunciou a criação da Casa do Infantado, através da Ordenação Real XXIX.
Esta Casa, chefiada por SAR o Principe Dom Henrique, terá por funções auxiliar o gabinete do Chefe de Estado Real e co-organizar as festas e bailes reais.

Nacional -  Substituição de Embaixadores do Principado de Sofia
Sua Graça Lucius Habermas anunciou, hoje, dia 23, que deixará o cargo de Embaixador do Principado de Sofia no Reino Unido. Não nos foi possível, no entanto, obter o nome do diplomata sofista que o substituirá, contando a redação ter esse nome num futuro próximo.
Lucius Habermas termina assim uma actuação que em muito contribuiu para o entendimento entre as duas nações, em clima de paz e amizade recíproca.  

Economia - Oficina da Prosa Vai Parar para Pensar e Consolidar-se
O Director-executivo da Companhia Oficina da Prosa anunciou que vai parar novos projectos comerciais para pensar e consolidar os que já tem em carteira. Segundo Jorge Guerreiro, esta é uma altura boa para parar um pouco e começar a pensar na internacionalização do grupo e no apoio ao restante tecido industrial e comercial português.
Esta medida é anunciada poucos dias depois de ter sido inaugurada a Urbanização do Alto da Madredeus e São Jorge, na cidade de Lisboa, que pretende abrigar novas empresas e fornecer um espaço para habitação e lazer. Encontrará mais informação no sítio da Oficina da Prosa. 

Constituintes - Confira o Suplemento #3 Acerca das Constituintes No Fim Desta Edição
Novamente, como forma de serviço público e para informação do leitor, no final desta edição se apresenta e enumera as propostas aceites de alteração ao
texto constitucional. Veja no final de O Lusitano.



[PUB] VISITE O RENOVADO SÍTIO DA OFICINA DA PROSA - editores: SURPREENDA-SE! [PUB]



CULTURA E SOCIEDADE

Cultura: Lançamento de Livro de Jorge Guerreiro pela editora Oficina dos Livros
No passado dia 21 de Novembro, a Oficina dos Livros apresentou pubicamente o novo livro do Prof. Jorge Guerreiro, intitulado O Outro Lado do Sonho Americano - apontamentos para um estudo cultural da nação norte-americana ao longo dos tempos.
Este livro, o segundo da coleção horizontes, faz a reflexão acerca do fenómeno cultural, político e religioso da nação norte-americana, o American Dream, e os seus efeitos em todo o mundo, através da análise do seu lado obscuro e perverso. Vá até http://oficinadaprosa.cjb.net e descubra mais sobre as edições da Oficina dos Livros.

Academia: USL vai organizar o Congresso Internacional de Direito e Ciências Jurídicas
Foi anunciado ainda hoje, dia 23, a realização do Congresso Internacional de Direito e Ciências Jurídicas, por parte do reitor da Universidade de São Luís (USL), Prof. Dr. Jorge Guerreiro. Este congresso que terá lugar em data ainda a definir, pretende criar um espaço de discussão, aprendizagem e partilha de conhecimentos entre variadíssimos especialistas da área vindos de todo o micromundo. O Congresso terá lugar na lista cooperativa da USL e numa página criada para o efeito, onde as actas e as comunicações ao congresso serão coligidas.
O reitor da USL considerou este congresso como uma forma importante de analisar e fazer partilhar a experiência do direito micro e macronacional e sua aplicação prática nas comunidades. Também a Biblioteca Universitária de São luís garantiu desde já a futura publicação das actas em ficheiros .pdf. 

Movimentos e Pessoas
Entrou como nova cidadã, a sra. Gesina von Reinhardt, a residir no Reino dos Algarves.



Um Reino Unido de Verdade...
VISITE-NOS! 



DESPORTO

União e Glória Empata sem Cessar
A grande aventura futebolística do Sport União e Glória dos Algarves continua, novamente com três jogos realizados durante esta semana. Esta campanha saldou-se em três rotundos empates a zero bolas. Em dois jogos em casa e um fora, na Normandia, a torcida algarvia continua à espera da primeira vitória, mas extasiando-se com as vibrantes prestações da sua equipa. Confira, em seguida, os resultados e pormenores dos jogos:

Novo Empate: Algarvios recebem Portoclarenses com Pompa, mas sem Golos  
No passado dia 18, o União e Glória recebeu o Grêmio 03, de Porto Claro, ficando-se os dois times por um empate sem golos. Na volta do amistoso realizado anteriormente a 16, os dois planteis não conseguiram concretizar nenhuma das suas jogadas ofensivas, embora tenham proporcionado um excelente e emocionante jogo. O artilheiro Milhões cimenta o seu papel fundamental na equipa algarvia, mas sem disparar certeiro na baliza adversária.  

Ficha de jogo:
Sport União e Glória dos Algarves 0x0 Grêmio 03
Publico: 500 espectadores
Sport União e Glória dos Algarves: Afonsinho; Pedro Cabrita, Vasco Da Cat, Miguel Relvas, Lopes; Márcio Niggle, Claro, Júlio Quinta-Nova; Abdul Nadair, Milhões, Simão Dubois
Grêmio 03: Lara; Arce, Aírton, Calvet, Noronha; Dinho, Gessi, Foguinho; Yura, Osvaldo, Geada

Algarvios Empatam novamente com Zero no Marcador
A 20 de Novembro, o União e Glória conseguiu um empate a zero bolas no jogo de receção ao time de Gálea Cardums,da Normandia, treinado por Guilherme Adamatti Sansoni. Ambas as equipas fomentaram um bom espectáculo de futebol, mas faltaram os golos da alegria. Não obstante, os adeptos algarvios deram as tradicionais boas vindas aos adeptos normandos, com largas quantidades de vinho e exageradas doses de alegria. Mais um jogo bonito em Faro. 

Ficha de jogo:
Sport União e Glória dos Algarves 0x0 Gálea CardumsPublico: 579 espectadores
Sport União e Glória dos Algarves: Afonsinho; Pedro Cabrita, Vasco Da Cat, Miguel Relvas, Lopes; Márcio Niggle, Claro, Júlio Quinta-Nova; Abdul Nadair, Milhões, Simão Dubois
Gálea Cardums: Sardinha; Pintado, Traíra, Tainha, Merlusa; Lambari, Tucunaré, Tubarão, Marlin; Atum, Pacu

Empate em Porto Claro: Nem Portoclarenses, Nem Portuguezes - Não há Golos para Ninguém! 
Ainda hoje, o Gálea Cardums recebeu o União e Glória no seu terreno. Novamente as duas equipas empataram a zero bolas, proporcionando um belo espectáculo de futebol. Tanto os normandos como os portugueses disputaram a bola freneticamente, levando a boas oportunidades, todas desperdicadas. No final, ambos os times deram-se por satisfeitos com a arbitragem.
  
Ficha de jogo:
Gálea Cardums 0x0 Sport União e Glória dos Algarves
Publico: 742 espectadores
Gálea Cardums: Atum; Pintado, Traíra, Tainha, Merlusa; Lambari, Pacu, Tucunaré, Tubarão; Sardinha, Marlin
Sport União e Glória dos Algarves: Afonsinho; Pedro Cabrita, Vasco Da Cat, Miguel Relvas, Lopes; Márcio Niggle, Claro, Júlio Quinta-Nova; Abdul Nadair, Milhões, Simão Dubois



POESIA FALADA 
  
Se tu viesses ver-me hoje à tardinha,
A essa hora dos mágicos cansaços,
Quando a noite de manso se avizinha,
E me prendesses toda nos teus braços...

Quando me lembra: esse sabor que tinha
A tua boca... o eco dos teus passos...
O teu riso de fonte... os teus abraços...
Os teus beijos... a tua mão na minha...

Se tu viesses quando, linda e louca,
Traça as linhas dulcíssimas dum beijo
E é de seda vermelha e canta e ri

E é como um cravo ao sol a minha boca...
Quando os olhos se me cerram de desejo...
E os meus braços se estendem para ti...

Florbela Espanca



[PUB] VISITA O FESTIVAL DE ARTES E LETRAS DOS ALGARVES
FAZ OUVIR TUA FALA! [PUB]



REGRESSO AO PASSADO

Nos idos de Junho de 2002, a loucura chegou ao Reino Unido...
REINO UNIDO DE PORTUGAL E ALGARVES AMEAÇADO (de Agência A Bússola em 25/6/2002 )  
Segundo notícia veiculada pelo Portal Microland, alguém que assina como D. Duarte de Bragança, herdeiro do trono português macronacional, em email enviado à lista de distribuição Liberdade ameaçou tomar "procedimentos Judiciais, Nacionais e Internacionais de carácter punitivo e idemnizatório" contra os responsáveis pela Portugal micronacional caso não deixem de utilizar os símbolos e referências históricas portuguesas.
Agora só falta mandar Ceuta (em Marrocos espanhol) tirar o escudo português do seu brasão macro e derrubar todos os símbolos portugueses de Goa, Damão, Diu e Macau, eheheheh...



CLASSIFICADOS

A OdP precisa:
A Redacção de O Lusitano convida os cidadãos e turistas em solo português a assinar crónicas de opinião eventuais ou permanentes, a bem da informação. Precisa-se também de correspondentes internacionais.Contacte-nos: Oficina da Prosa - editores, em  http://oficinadaprosa.cjb.net ou a redacção (mail).


Universidade de São Luís 
Um novo conceito em educação micronacional
Visite-nos!  
Estamos à sua espera...



SUPLEMENTO ESPECIAL # 3
Propostas Aprovadas pelas Cortes Gerais Constituintes (do dia 16 de Novembro até à data desta edição)

Art. 34.º

São respectivamente inelegíveis:
I. Os que não tiverem naturalidade ou residência contínua e actual, pelo menos de um mês, na província onde se fizer a eleição:
II. Os Magistrados nos distritos, onde individual ou colegialmente exercitam jurisdição; o que se não entende todavia com os membros do Supremo Tribunal de Justiça, nem com outras Autoridades cuja jurisdição se estende a todo o reino, não sendo das especialmente proibidas:

Art. 55.º 
As cortes estarão em recesso entre os dias 25 de dezembro e 25 de janeiro e 10 de julho e 25 de julho.



Saiba mais sobre as Cortes Constituintes, em http://7mares.terravista.pt/jojoca21/Cortes.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário